MARÍTIMAS: Nos EUA, armador declara-se culpado por crime contra a concorrência

O armador chileno Compañía Sud Americana de Vapores S.A. (CSAV) declarou-se culpado de conspiração para suprimir e eliminar a concorrência, anunciou ontem (27) o Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

De acordo com a denúncia, apresentada na Corte Distrital de Maryland, em Baltimore, a CSAV violou a lei antitruste americana ao se envolver em acordos e ajustes para combinação de preços, repartição de clientela e manipulação de tomadas de preço e licitações em serviços de transporte marítimo de longo curso de cargas roll-on, roll-off, dentro e fora dos EUA, no período de janeiro de 2000 a setembro de 2012.

O acordo apresentado ao tribunal para aprovação prevê que a CSAV pagará uma multa penal de US$ 8,9 milhões (R$ 20,8 milhões) e colaborará com a investigação do Departamento de Justiça sobre práticas anticompetitivas no transporte marítimo.

O subprocurador-geral Bill Baer frisou que esta foi a primeira das denúncias que resultarão do processo investigativo do qual está encarregado.

“Processar os participantes de conspirações para combinação de preços segue sendo uma das mais altas prioridades da divisão [anitruste]”, afirmou Baer.

 
Anúncios

Tags:, , , , , , , ,

About Alexandre da Rocha

Nasci carioca, nasci guanabarino. Desconfio que nasci marinho. Cheguei a deixar do mar, sim... Mas cadê que o mar deixou de mim? Vim morar
%d blogueiros gostam disto: