NAVEGAÇÃO: ANTAQ apresenta à Marinha estudo sobre hidrovias

O diretor-geral da ANTAQ, Fernando Fialho, e a equipe da Superintendência de Navegação Interior (SNI) apresentaram às autoridades da Marinha do Brasil do Comando do 9º Distrito Naval, vice- almirante Antônio Carlos Frade Carneiro e o capitão de mar e guerra Odilon Leite Andrade Neto, na última quarta-feira (7), na sede da Agência, em Brasília, o Plano Nacional de Integração Hidroviária (PNIH). Foram discutidas também parcerias entre ANTAQ e Marinha, principalmente na área de transporte interestadual de passageiros e misto.

Elaborado pela agência reguladora em parceria com a Univesidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o PNIH tem dois objetivos básicos: oferecer estudos sobre as hidrovias nacionais, com diagnósticos, simulações, escolha de melhores rotas e análise de áreas de influência; e o Plano Geral de Outorgas Hidroviário (PGOH), que indicará novas áreas para a construção de instalações hidroviárias.

“Esse estudo contribuirá de forma significativa para a sociedade. Além disso, auxiliará o governo federal a elaborar políticas públicas para o setor hidroviário”, destacou o diretor-geral da ANTAQ.

Para elaborar o PNIH, a ANTAQ conta com diversos parceiros estratégicos, além da UFSC. Entre eles estão: Ministério dos Transportes, Secretaria de Portos, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

O termo de cooperação entre ANTAQ e UFSC tem duração de 24 meses: iniciou-se em 8 de setembro de 2010 e termina em 8 de setembro de 2012. Ao final da parceria, o PNIH oferecerá para a sociedade diversas informações sobre a navegação interior brasileira, como, por exemplo, uma análise das bacias hidrográficas do Tocantins-Araguaia, do Sul, do Paraná-Tietê, do Paraguai, do São Francisco, do Solimões-Amazonas e do Parnaíba.

Participaram da apresentação o superintendente de Navegação Interior da ANTAQ, Adalberto Tokarski; o gerente de Fiscalização da Navegação Interior, Luiz Eduardo Alves; o gerente de Outorga e Afretamento da Navegação Interior, Walneon de Oliveira; o gerente de Desenvolvimento e Regulação da Navegação Interior, José Renato Ribas; e o especialista em Regulação de Transportes Aquaviários, Eduardo Pessoa.

Fonte: Antaq

Anúncios

Tags:, , ,

About Alexandre da Rocha

Nasci carioca, nasci guanabarino. Desconfio que nasci marinho. Cheguei a deixar do mar, sim... Mas cadê que o mar deixou de mim? Vim morar
%d blogueiros gostam disto: