PORTO DE ITAJAÍ: APM Terminals bate recorde de movimentação

Do site Net Marinha, no dia 09-12-2011:

A APM Terminals Itajaí, o operador portuário de Itajaí, bateu recorde de produtividade na última quarta-feira com o navio CMA CGM OPAL pertencente a um serviço de frequência semanal que opera entre os portos da América do Sul e Ásia

Com uma previsão de movimentar 1.800 contêineres, a operação foi iniciada ainda na quarta-feira, logo após a sua atracação com a utilização de dois porteinêres e um guindaste móvel de terra.

O recorde foi registrado no número de movimentos. A empresa teve uma produtividade de 87,22 movimentos por hora, movimentando em menos de 24 horas a quantidade de 1937 contêineres. A marca representa o retorno da empresa em níveis de excelência após a paralisação ocorrida no mês anterior.

Não deixa de ser interessante que o recorde tenha sido quebrado logo depois de 23 dias de greve dos conferentes. Resta ver se isto foi “fogo de palha”.

Também é de se notar que a APM Terminals é apresentada no texto como “o” operador portuário de Itajaí. Este monopólio da operação portuária requer regulação efetiva para evitar, entre outras coisas, que o porto e a cidade fiquem sujeitos a decisões tomadas fora do País. A greve mostrou que a atividade regulatória no porto de Itajaí ficou aquém das necessidades dos trabalhadores e da população, dando fôlego à percepção de que o Conselho da Autoridade Portuária é na verdade o Conselho das Autoridades Patronais.

Anúncios

Tags:, , , , ,

About Alexandre da Rocha

Nasci carioca, nasci guanabarino. Desconfio que nasci marinho. Cheguei a deixar do mar, sim... Mas cadê que o mar deixou de mim? Vim morar
%d blogueiros gostam disto: