PORTO DE ITAJAÍ | A draga imprescindível

De release da assessoria de imprensa do deputado federal Décio Lima (PT-SC), sobre a visita do ministro dos portos, o cearense de Sobral Leônidas Cristino, a Itajaí, ocorrida no último dia 12:

Durante sua visita, Leônidas Cristino confirmou o início da dragagem emergencial no canal de acesso ao Porto de Itajaí já a partir desta quarta-feira (14). Medida imprescindível para a retomada das operações dos navios, paradas desde a enchente da semana passada em função da correnteza e do acúmulo de detritos no rio Itajaí Açu.

Certas coisas deveriam ser ditas com cautela, se é que deviam ser ditas. Uma delas é que a dragagem é “imprescindível para a retomada das operações dos navios”.

Em 2008, foi a mesma coisa. Sem dragagem, o porto levaria 30 dias para voltar a funcionar, disseram sábios do Planalto Central. Pois sim! 12 dias depois, a 4 de dezembro, voltávamos a receber navios, precariamente embora. A dragagem? Só em janeiro de 2009 começou.

Nesta quinta, uma semana depois do fechamento e do começo da enchente, é muito provável que estejamos com a nossa barra aberta aos navios que aguardam a poucos quilômetros do canal de acesso. E isto no mesmo dia da chegada da draga imprescindível.

Anúncios

About Alexandre da Rocha

Nasci carioca, nasci guanabarino. Desconfio que nasci marinho. Cheguei a deixar do mar, sim... Mas cadê que o mar deixou de mim? Vim morar

One response to “PORTO DE ITAJAÍ | A draga imprescindível”

  1. Anônimo says :

    Por outro lado, é sempre importante ter cautela. Reconheço que todos ficariam se o seu “ganha-pão” (incluindo a praticagem), mas o certo é fazer o dever de casa sem que haja risco de incidentes.

%d blogueiros gostam disto: