BACIA DO ITAJAÍ | Links úteis sobre as chuvas e os rios

Toda vez que chove mais forte na Bacia do Itajaí, começa a busca por informações confiáveis a respeito do nível dos rios, especialmente do Itajaí-Açu, do Itajaí-Mirim. Também aumenta o interesse pela situação das barragens.

Como trabalho na foz do rio e entendo que seja meu dever saber o que for possível sobre ele se quiser colaborar ativamente na prevenção e mitigação de eventos adversos na Zona de Praticagem do Itajaí, venho reunindo endereços de sites interessantes, especialmente a partir de fins de julho, quando a atual temporada de chuvas excepcionais começou.

Depois de postar alguns destes links no Twitter, dei-me conta de que talvez pudesse ser mais útil se disponibilizasse os sites que considero de interesse aqui na internet. Assim, segue aí minha lista dos sites que uso para entender melhor o que acontece com nosso rio.

  1. Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Rio do Oeste: rico em informações, é essencial para entender melhor o comportamento dos rios no Alto Vale e antever a evolução do Itajaí-Açu. A aba “Registros” contém relatos que merecem ser lidos por qualquer um que se disponha a entender como atuam as primeiras linhas de contenção de enchentes.
  2. Defesa Civil de Rio do Sul: tem menos recursos que o primeiro, mas apresenta a informação fundamental sobre o nível das águas em Rio do Sul e nas barragens em uma só página.
  3. Estações Automáticas de Rio do CampoItuporanga, Indaial e Itajaí: estas instalações operadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia informam a quantidade de chuva que cai a cada hora. Com isto, pode-se relacionar a precipitação com a variação do nível das águas.
  4. Defesa Civil de Indaial: o site traz na sua página inicial as medições obtidas naquela cidade. Elas serviram de referência para o cálculo da vazão há alguns anos atrás, daí a sua importância para mim.
  5. Secretaria Municipal de Defesa Civil de Blumenau: aqui são divulgadas as medições feitas por observadores do órgão. Apresenta os resultados em boletins, o que dificulta a comparação com leituras anteriores.
  6. Centro de Operação do Sistema de Alerta da Bacia do Itajaí: localizada na Universidade de Blumenau, é fundamental para prever com antecedência suficiente situações de enchente. Infelizmente, seguidas falhas de comunicação comprometem o fluxo das informações obtidas pelas estações telemétricas e o trabalho dos encarregados de fazer as previsões.
  7. Situação das Barragens em Tempo Real: operado pelo Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), é o único dos sites que apresenta o percentual de utilização das barragens de Ituporanga, Taió e José Boiteux. Embora não traga informação em tempo real, como o nome sugere, é recurso valioso para quem acompanha eventos na Bacia do Itajaí.
  8. Itajaí e Navegantes Práticos: daqui é possível ter acesso à leitura mais recente da régua na altura da sede da praticagem do Itajaí e também à previsão de maré para 7 dias fornecida pelo Escritório Hidrográfico do Reino Unido. Integrando as informações, é possível identificar a ocorrência de interferências meteorológicas sobre a maré, capazes de provocar alagamentos quando são muito fortes, como ocorreu em fins de agosto.
Espero que a informação que reuni aqui possa ajudar de algum modo!
ATENÇÃO: este é um post aberto a sugestões e atualizações. A lista acima reflete meu conhecimento (e, mais ainda, a minha ignorância) a respeito do assunto.
Anúncios

Tags:, , , , , , , ,

About Alexandre da Rocha

Nasci carioca, nasci guanabarino. Desconfio que nasci marinho. Cheguei a deixar do mar, sim... Mas cadê que o mar deixou de mim? Vim morar

3 responses to “BACIA DO ITAJAÍ | Links úteis sobre as chuvas e os rios”

  1. raciel says :

    Olá, Alexandre!

    Muito útil essa informação. Que tal dividí-la conosco também na Rede Social Arca de Noé (http://arcadenoe.ning.com)? Suas observações contribuem para construirmos a cultura da percepção de risco e de prevenção de desastres num trabalho em rede.

    [ ]’s,

    Raciel

  2. Renan Raul says :

    Boa Alexandre!

%d blogueiros gostam disto: