VALE DO ITAJAÍ | Projeto amplia capacidade das barragens sul e oeste

A Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) está elaborando um projeto de ampliação da capacidade das barragens de Taió e Ituporanga.

O estudo prevê um aumento de dois metros no vertedouro da barragem Oeste, em Taió, o que representará um aumento de 20% da capacidade de contenção de água, que passará de 83 milhões de metros cúbicos para 99,7 milhões.

A barragem Sul, de Ituporanga, terá o vertedouro quatro metros mais alto, o que proporcionará 25% de acréscimo na capacidade da estrutura, que comportará 126 milhões de metros cúbicos. A capacidade atual é de 93,5 milhões de metros cúbicos.

A ampliação das duas barragens irá minimizar a ação das chuvas no Vale do Itajaí e poderá evitar situações como a de ontem.

Devido à precipitação de segunda e terça-feira e com o aumento no nível do rio, às 9h30min a barragem de Ituporanga transbordou. O último transbordamento havia ocorrido dia 10 de agosto, à 1h45min. O operador da barragem, José Antônio Lenzi, explica que se formou um filete de água de cinco centímetros, que à tarde chegou a 35 centímetros. Às 14h, a primeira comporta foi aberta e três horas depois, outra, com o nível da água 50cm acima do vertedouro.

No momento, o grupo japonês está levantando os custos para aumentar as estruturas e o próximo passo, ainda sem data definida, é a apresentação do projeto ao Conselho Gestor de Administração do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra).

De acordo com o engenheiro do Deinfra Luiz Antônio Vieira, o convênio e a contrapartida só devem ser decididos após a conclusão do projeto.

— Se o convênio com o Jica não for firmado, vamos buscar verbas com o governo do Estado e União — explica Vieira.

Fonte: http://educadora.am.br/index2.php?pg=noticia&id=3054

Anúncios

Tags:, , , , , ,

About Alexandre da Rocha

Nasci carioca, nasci guanabarino. Desconfio que nasci marinho. Cheguei a deixar do mar, sim... Mas cadê que o mar deixou de mim? Vim morar
%d blogueiros gostam disto: