AQUAVIA | Dilúvio de porta-contêineres

O ano de 2012 verá o maior aumento de oferta de capacidade de transporte de contêineres, em termos absolutos, da história recente da indústria, segundo a corretora de navios britânica Braemar Seascope.

De acordo com os especialistas, a capacidade aumentará em 1,55 milhão de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés — 6  metros — de comprimento), o que superaria o recorde anterior de 1,52 milhão de TEUs estabelecido em 2007.

Grande parte deste crescimento ocorrerá em razão do forte aumento do número de navios ULCS, iniciais em inglês para identificar os porta-contentores com capacidade nominal de pelo menos 10 mil TEUs, que não escalam atualmente no Brasil. Dos 230 navios a serem entregues no próximo ano, 59 são ULCSs.

“Tendo em mente que a grande maioria dos ULCSs estão atualmente em operação em serviços Ásia-Europa, o fluxo de entregas do ano que vem seria tonelagem suficiente para criar mais cinco loops [laços] empregando dez navios de 13.000 TEUs”, afirmou a corretora.

Estes gigantes do mar representarão 49% do aumento de capacidade previsto para o próximo ano.

Com informações da Tradewinds

Anúncios

Tags:, , ,

About Alexandre da Rocha

Nasci carioca, nasci guanabarino. Desconfio que nasci marinho. Cheguei a deixar do mar, sim... Mas cadê que o mar deixou de mim? Vim morar
%d blogueiros gostam disto: