PORTOS | Movimentação de contêineres cresce 17,7%

A movimentação de contêineres nos portos e terminais brasileiros alcançou 1,73 milhões de TEUs no três primeiros meses deste ano, crescimento de 17,7% sobre o mesmo período do ano passado. Os dados são do Boletim Portuário do 1º Trimestre de 2011, produzido pela Gerência de Estudos e Desempenho Portuário da Superintendência de Portos da ANTAQ.

O peso bruto da carga movimentada por contêineres foi de 18,35 milhões de toneladas contra 16,20 milhões em 2010 (alta de 13,2%). O aumento do peso bruto deveu-se sobretudo à importação, que subiu 19,8% contra 5,6% da exportação.

“Na verdade, o peso bruto do total de contêineres desembarcados (importações) ultrapassou o peso do total embarcado (exportações), exatamente neste primeiro trimestre de 2011. A apreciação do câmbio junto com a demanda interna ainda forte têm sustentado a expansão do volume de cargas importadas por contêiner”, afirmou o especialista Francisco Medeiros. Ele adverte, no entanto, que o crescimento da movimentação de contêineres deverá ser menos vigoroso a partir do 2º trimestre, sob a influência das medidas restritivas de política monetária.

Os portos movimentaram 83% da tonelagem embarcada e desembarcada do trimestre. Os portos e terminais que apresentaram taxas de crescimento mais expressivas na movimentação de contêineres (em TEUs) foram os seguintes: Itajaí (47,8%), TUP Portonave (37,19%), Suape (33,7%), Vitória (27,9%) e Santos (19,9%). Das dez principais instalações portuárias responsáveis pela movimentação de contêineres, apenas Paranaguá e Rio Grande exibiram decréscimo na movimentação no 1º trimestre de 2011: queda de 9,3% e 9,6%, respectivamente.

Fonte: http://www.portossa.com/noticias/visualizarnoticia.asp?cod=5918

Anúncios

About Alexandre da Rocha

Nasci carioca, nasci guanabarino. Desconfio que nasci marinho. Cheguei a deixar do mar, sim... Mas cadê que o mar deixou de mim? Vim morar
%d blogueiros gostam disto: