VIDA EM REDE | Depois do Procon, o TTCON

Da blogueira Patrícia Mendonça, leio o primeiro texto do blog TTCON — mais um sinal claro de que muitos são os brasileiros dispostos a se mobilizar de forma mais direta em resposta ao tratamento que recebem de empresas e corporações, especialmente quando estas escolhem não ouvir por outros meios a voz de seus clientes, reais ou potenciais.

Pelo valor que vejo na iniciativa, reproduzo o post inaugural do blog. Vida longa e próspera!

Bem vindos ao TTCON, um blog que nasce hoje, 26 de Março de 2011 às 21 horas  e que é fruto do sucesso do lançamento da hashtag #TTCON no Twitter ontem à noite.

Antes da hastag, o assunto Redes Sociais e Mobilização Popular, já havia me chamado a atenção no primeiro ETC-SP (Encontro de tuiteiros Culturais de São Paulo) de 2011, organizado pelo multimídia José Luiz Goldfarb, que aconteceu no dia 19/03/2011 onde o tema foi abordado e debatido.

A hashtag surgiu de um impulso diante de duas situações pessoais, o bom atendimento de um hospital famoso de São Paulo e o péssimo atendimento recebido em uma financeira.

Após publicar a hashtag no Twitter e um post no meu outro blog, o http://deamaliaazeppelin.blogspot.com/ (que trata de assuntos genéricos), tive a certeza de que não era a única a sentir a angústia que nos causa as relações surpreendentemente ainda insconsistentes no que se refere ao consumo no nosso país.

Temos orgãos de defesa do consumidor muito eficientes, mas fica a pergunta: Em um país que pretende figurar como grande e desenvolvido no cenário mundial, é possível que empresas públicas e privadas mais prestadores de serviços, ajam como se fossem donos absolutos de seus mercados e não considerem a opinião de seus clientes e outras partes interessadas?

Por outro lado, será que nós, consumidores não deveríamos ser mais explícitos, enfáticos e generosos  em nossas opiniões,quando recebemos um bom serviço ou produto?

Afinal, quem oferece algo de bom, merece reconhecimento e divulgação, não é?
A intenção ao criar este novo espaço virtual é oferecer mais uma oportunidade ao consumidor brasileiro de manifestar suas críticas ou elogios nas relações de consumo, assim como levar os nomes dos prestadores de serviço e empresas citadas às redes sociais mais ativas (Facebook, Twitter, Orkut, Linkedin, etc…).

Esperamos com isso, que empresários brasileiros revejam sua forma de atuação no mercado consumidor , respeitando seus direitos e atendendo aos seus anseios.

Se tudo der certo, pretendemos postar aqui, links sobre a legislação pertinente, endereços de onde se pode obter informações e ajuda e também contarmos com textos de convidados.Em geral estes convidados serão gestores públicos ou privados, empresários e qualquer um que esteja envolvido em alguma atividade que atinja o consumidor no país.

Prá começar vamos definir algumas coisas:

1 O que é consumo?
Consumo é a parte conclusiva de um processo produtivo. Pode ser definido como o uso ou a aquisição de bens e serviços.

2 O que é consumidor?
É uma pessoa, um grupo ou uma organização que adquire (por compra ou utilização) um produto (material ou imaterial como os serviços.

3 Então, do que se pode falar aqui?
De toda e qualquer fonte de fornecimento de produtos. Isso vai de produtos (alimentos, veículos, aparelhos eletrônicos,etc…) até os diversos serviços (operadores de telefonia, TV à cabo, serviços públicos, etc..) e pode chegar a produtos que nem sempre reconhecemos como tal como por exemplo a arte, a cultura, a educação, etc…

Exemplo: Você foi ao cinema e amou ou odiou o filme? Conte-nos isso! Se a experiência foi ruim você evitará que algumas pessoas façam uma escolha errada,se foi boa levará muitos à mesma forma de lazer.

Entenderam?

Neste blog, comentários não são moderados, porque manifestar-se não significa fazer ofensas, ultrapassar limites do bom relacionamento, mas sim colocar sua opinião de forma respeitosa e o mais clara possível. Se o conteúdo nos parecer abusivo ou ofensivo será excluído.
Peço um pouco de paciência a vocês, já que estamos só começando e teremos que nos acostumar à esta nova aventura!

Já fiz isso no Twitter, mas encerro agradecendo à todos que me ajudaram a divulgar a nova ideia por lá, especialmente à @odilagarcia que demonstrou um empenho ferrenho e a um sujeito inteligente mas muitas vezes irascível, @Cardoso , que queira ele ou não, aceite ou não, nomeio agora como um “padrinho” deste blog pela visibilidade que deu à ideia inicial do #TTCON , retuitando a ideia lá no Twitter.

Vou sentar e esperar sua adesão, sua presença e sua opinião!

Vamos lá!

 

 

Pois então! Vai lá: http://ttcon.blogspot.com/

 

Anúncios

Tags:, , , ,

About Alexandre da Rocha

Nasci carioca, nasci guanabarino. Desconfio que nasci marinho. Cheguei a deixar do mar, sim... Mas cadê que o mar deixou de mim? Vim morar
%d blogueiros gostam disto: