PORTO DE SANTOS | Operadores portuários vão à Justiça contra estiva

Está cada vez mais complicada a relação entre as diretorias do Sindicatos dos Operadores Portuários de São Paulo (Sopesp) e do Sindicato dos Estivadores de Santos. Tudo por conta da operação-padrão iniciada pela Estiva na última segunda (25). O protesto está atrasando a movimentação de cargas no Porto de Santos.

Em comunicado divulgado na noite de terça (26), o Sopesp informou que tomará as medidas judiciais cabíveis para defender os interesses dos Operadores Portuários e recomendou às empresas que façam o mesmo, de forma individual, para garantir a realização do trabalho, “com a adoção das medidas que julgarem necessárias”.

A reunião agendada para a tarde de terça foi cancelada. As duas partes não falam a mesma língua. A Estiva quer 10% de aumento nas diárias, retroativo a 1º de março último, vale-refeição de R$ 15,00 por dia, pagamento de participação nos lucros e resultados (PLR) de R$ 4 mil e plano de saúde a registrados e cadastrados. Já o Sopesp informa que o acordo atual está em vigor até agosto de 2011 e pretende rever apenas as perdas da inflação entre março a agosto de 2010.

“A Estiva iniciou um movimento abusivo, prejudicando o comércio exterior, o Porto de Santos e todos os trabalhadores portuários avulsos, que por estarem sendo obrigados a participar da operação-padrão, estão com a produtividade reduzida e, em consequência, recebendo remuneração menor”, destaca trecho da nota.

Com informações de Portogente

Anúncios

Tags:, , ,

About Alexandre da Rocha

Nasci carioca, nasci guanabarino. Desconfio que nasci marinho. Cheguei a deixar do mar, sim... Mas cadê que o mar deixou de mim? Vim morar

3 responses to “PORTO DE SANTOS | Operadores portuários vão à Justiça contra estiva”

  1. Daniel Poffo says :

    Bem, onde esta a Secretaria Especial de Portos, que faz tanta questão de reduzir o custo Brasil? Situações como estas são bem mais nocivas ao comércio exterior e a competitivadade dos portos brasileiros do que as demais em que a “SEP” tem se dedicado tanto…. Creio que esteja na hora de rever algumas prioridades.

  2. leandro says :

    sou estivador mas cadastrado o famoso bacrinho queria saber se vcs tem noticias se vai haver uma chamada no ano de 2011

%d blogueiros gostam disto: