PORTOS.BR | APM assume berço 2 em Itajaí

Originalmente publicado no Guia Marítimo de 2010/09/23

A APM Terminals Itajaí (Teconvi), que possui e opera uma concessão de terminal no Porto de Itajaí, assumirá o controle do Berço 2 do complexo, anteriormente administrado pela Autoridade Portuária de Itajaí. A empresa dará continuidade ao processo de reconstrução, com a instalação de infraestrutura elétrica e trilhos para guindaste na área do cais.

Os danos causados pela inundação do rio Itajaí-Açú em novembro de 2008 danificaram boa parte do complexo portuário, atingindo os dois berços e culminando na interrupção temporária das atividades. Espera-se que as obras sejam finalizadas nos próximos meses.

A APM Terminals Itajaí também terá prioridade de atracação no Berço 3 até 2013. Espera-se que as obras de dragagem do canal sejam iniciadas até o final deste ano.

Em 2009, o prejuízo causado pelas inundações afetou o posto ocupado por Itajaí de segundo maior porto brasileiro, atrás apenas do complexo de Santos, quando chegou a operar um volume de 593 mil Teus no período, em comparação aos 682 mil Teus em 2007 e 694 mil Teus movimentados em 2008.

No primeiro semestre deste ano, a movimentação de contêineres obteve incremento de 78%, com um volume total para o ano projetado em mais de 1 milhão de Teus.

No último dia 13, a SEP (Secretaria Especial de Portos) reinaugurou o berço 1 do complexo, com a presença do Ministro dos Portos, Pedro Brito, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a diretoria do porto, representantes do setor e autoridades locais.

Anúncios

About Alexandre da Rocha

Nasci carioca, nasci guanabarino. Desconfio que nasci marinho. Cheguei a deixar do mar, sim... Mas cadê que o mar deixou de mim? Vim morar
%d blogueiros gostam disto: