MUNDO | Pastor cancela queima do Corão e planeja encontrar imã

O pastor norte-americano Terry Jones  anunciou hoje (9), em conferência de imprensa realizada em Gainesville, Flórida, o cancelamento da queima de exemplares do Corão, marcada para o próximo sábado.

Jones disse também que concordou em encontrar-se com o imã Feisal Abdul Rauf, que propôs construir um centro islâmico onde ficavam as torres gêmeas do World Trade Center, destruídas nos ataques de 11 de Setembro.

“No momento, não temos nada a lamentar”, disse o pastor. “Sentimos que nosso objetivo foi alcançado. Estamos muito felizes com o resultado.”

O anúncio de Jones veio depois que líderes religiosos, generais e mesmo o presidente Barack Obama exortaram-no a cancelar o ato em razão do seu potencial impacto prejudicial para já delicadas relações entre o Cristianismo e o Islã e para as tropas estadunidenses no Afeganistão e no Iraque.

Na manhã de hoje, Obama havia dito que queimar o Corão no nono aniversário do 11 de Setembro era um “truque” que atentava contra o princípio da tolerância religiosa.

Obama também declarou que pôr fogo no Corão beneficiaria enormemente os esforços da Al-Qaeda e de outros grupos terroristas para recrutar gente disposta a “explodir a si mesmos” em cidades americanas ou europeias.

“Ele  [Jones] diz ser alguém movido pela sua fé”, disse o presidente dos EUA. “Espero que ele ouça os seus bons anjos e entenda que este ato no qual está se envolvendo é destrutivo.”

Com informações do New York Times

Anúncios

About Alexandre da Rocha

Nasci carioca, nasci guanabarino. Desconfio que nasci marinho. Cheguei a deixar do mar, sim... Mas cadê que o mar deixou de mim? Vim morar
%d blogueiros gostam disto: