OFFSHORE | Dois morrem em acidente ‘clássico’ com baleeira na Bacia de Campos

Com informações do G1

Dois tripulantes da plataforma Ocean Ambassador morreram após não resistir aos ferimentos sofridos na queda de uma baleeira no mar da Bacia de Campos, ocorrida na tarde desta segunda-feira (17).

A informação é da empresa OGX, do empresário Eike Batista, a serviço da qual estava a plataforma, de propriedade da Diamond Offshore e operada pela Brasdril.

Dois outros funcionários permanecem internados em um hospital do Rio, cujo nome não foi divulgado.

Segundo a OGX, o acidente ocorreu em torno das 14h30 desta segunda. Os quatro funcionários estariam encerrando um teste de rotina quando a baleeira em que estavam teria se desprendido da plataforma de perfuração e caiu no mar.

A Capitania dos Portos abriu Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para apurar as causas do acidente. A investigação deve ser concluída em 90 dias.


Análise

Este, infelizmente, é um acidente clássico. A frequência com que este tipo de coisa acontece é impressionante — e a repercussão, geralmente, também.

Para se ter uma ideia do que pode ter ocorrido, vale a pena assistir ao vídeo Acidente com baleeira, do prestigiado site especializado gCaptain.com.

Nos Estados Unidos, é proibido haver pessoas a bordo de baleeira quando esta está sendo içada de volta para a plataforma. Deveria ser assim no Brasil também.

Talvez depois desta tragédia, seja.

Anúncios

Tags:, , ,

About Alexandre da Rocha

Nasci carioca, nasci guanabarino. Desconfio que nasci marinho. Cheguei a deixar do mar, sim... Mas cadê que o mar deixou de mim? Vim morar

4 responses to “OFFSHORE | Dois morrem em acidente ‘clássico’ com baleeira na Bacia de Campos”

  1. Renan Raul says :

    O vídeo é impressionante. Chega a ser perturbador pensar nessa situação com pessoas dentro da baleeira.

    • Alexandre da Rocha says :

      Pode ser mortal. Por isso, é preciso proibir o içamento de baleeiras com gente a bordo durante exercícios, e rever os sistemas relacionados às embarcações salva-vidas.

  2. Jose Arnoud Roberto says :

    Essse tipo de acidente tem acontecido sempre na volta ou seja quando do içamento da baleeira. É de suma importância que pelo menos 2 pessoas tenham conhecimento prático do conjunto turco/baleeira e principalmente conheçam o dispositivo de sustentação principal da embarcação, conheça profundamente o fechamento deste sistema. Infelizmente pessoas sempre perdem a vida quando de um acidente deste porte…
    Sds mcb Arnoud.

%d blogueiros gostam disto: