Notícias

PORTOS | Maersk anuncia porta-contêineres de 7.450 TEUs no Brasil para 2011

A Maersk Line empregará uma nova classe de super pós-panamax nos tráfegos com o Brasil a partir de abril de 2011, afirmou ontem, dia 5, o general manager da empresa, Marlos Tavares, durante apresentação no Porto de Itajaí (SC). Com ele, estava o executivo responsável pelas operações da Maersk para América Latina e Caribe, Michael Kaasner Kristiansen.

Serão 16 embarcações com capacidade nominal para 7.450 Teus e 1.700 plugs para contêineres reefers, desenhadas especialmente para atender as rotas entre América Latina e Ásia e América Latina e Europa. Os navios foram encomendados a estaleiros da Coreia.

“A ideia é em um ano e meio ter os 16 navios nos serviços”, destacou Tavares em entrevista ao Guia Marítimo. A nova classe foi batizada preliminarmente de Sammax – a primeira metade do nome, “Sam”, refere-se a “South America”; a segunda, “max”, a “maximum”, numa alusão de que os navios serão os maiores conteineiros a atracar nos portos da região.

A vinda das embarcações leva em conta a perspectiva da realização das dragagens de aprofundamento nos portos nacionais, disse o executivo. Originalmente eles escalarão em quatro portos, cujos nomes Tavares não revelou. “Mas Santos está garantido”, concluiu.

Fonte:  Guia Maritimo.