CHUVA EM SC | Cheia força saída de navio em Navegantes

Incidente gerado pelas correntezas não atinge Porto de Itajaí

A forte correnteza do rio Itajaí-Açu, de aproximadamente 5 nós [2,5 metros por segundo] provocou o rompimento das amarras do cargueiro CMA CGM Lilac na tarde desta segunda-feira [26]. O navio estava atracado no terminal Portonave, em Navegantes. Graças à ação imediata da Praticagem e dos rebocadores, o incidente não resultou em danos físicos no cais do Porto de Itajaí e Terminal de Contêineres do Vale do Itajaí (Teconvi/APM Terminals). Apenas um abalroamento superficial em uma balsa de apoio às obras de reconstrução dos berços 1 e 2, sem consequências.

Após o rompimento dos cabos a praticagem assumiu imediatamente as manobras e contou com o auxílio de quatro rebocadores que operam no Complexo Portuário do Itajaí, mais um rebocador que presta apoio às obras de reconstrução. O cargueiro foi retirado do Complexo imediatamente e não causou nenhum dano ao cais do Porto de Itajaí e nem às obras de reconstrução, que transcorreram normalmente durante toda a tarde e noite.

O superintendente do Porto de Itajaí, Antônio Ayres dos Santos Júnior, destaca a resposta imediata da Prataicagem de Itajaí na operação. “Foi uma decisão, tomada corajosamente e muito sensata, de fazer o giro e retirar o navio do Complexo, em meio à forte correnteza”, diz Ayres.

Para evitar novos incidentes relacionados a correnteza a Autoridade Portuária de Itajaí solicita aos operadores que reforcem as amarras. Já as empresas de rebocadores que operam no Complexo estão com suas embarcações atracadas na Portonave, prontas para atuar em qualquer emergência.

Da Assessoria de Imprensa do Porto de Itajaí


Anúncios

Tags:, ,

About Alexandre da Rocha

Nasci carioca, nasci guanabarino. Desconfio que nasci marinho. Cheguei a deixar do mar, sim... Mas cadê que o mar deixou de mim? Vim morar

4 responses to “CHUVA EM SC | Cheia força saída de navio em Navegantes”

  1. Renan Raul says :

    Filme parecido com o Metaltanque VI.

    Tem imagens das câmeras de segurança do Porto?

    • Alexandre da Rocha says :

      Não tenho as imagens ainda, e não sei se a Autoridade Portuária as terá: a rede deles estava travando durante o episódio. Mas não fará mal perguntar de manhã.

  2. Renan Raul says :

    Filme parecido com o Metaltanque VI.

    Tem imagens da câmera de segurança do Porto?

%d blogueiros gostam disto: