PORTO DE ITAJAÍ | O mais longo dos navios

Desculpem a demora, mas finalmente consegui preparar um vídeo com imagens do giro do navio “Santa Rafaela”, o navio de maior comprimento que já escalou em Itajaí.

As fotos foram feitas a partir de uma das câmeras de vigilância da Autoridade Portuária do Itajaí.

Daqui a pouco escrevo mais a respeito. E, se quiserem, perguntem.

Anúncios

Tags:,

About Alexandre da Rocha

Nasci carioca, nasci guanabarino. Desconfio que nasci marinho. Cheguei a deixar do mar, sim... Mas cadê que o mar deixou de mim? Vim morar

2 responses to “PORTO DE ITAJAÍ | O mais longo dos navios”

  1. Renan Raul says :

    Alexandre, na entrada da barra o Santa Rafaela estava com a máquina parada? Essa foi a impressão, porque o Abrolhos logo posicionou-se à popa do navio, para empurrar.

    Aliás, os rebocadores estavam com embandeiramento de gala por causa do feriado?

  2. Alexandre da Rocha says :

    Olá, Renan!

    Vamos lá:

    1. O Abrolhos foi passar cabo na buzina central da popa para poder ajudar a controlar a velocidade do navio, seja por “direct arrest” ou “arrasto direto” (as duas máquinas para ré), seja por “transverse arrest” ou “arrasto trasnverso” (máquina de bombordo 90 graus a bombordo, máquina de boreste 90 graus a boreste). A ideia não era, portanto, empurrar, como entendo que pareceu.

    2. Da barra até o ferry-boat, paramos máquinas duas vezes, uma durante a curva do Saco da Fazenda e outra na retinha que leva à curva do ferry.

    3. Sim, o feriado de Tiradentes foi a razão do embandeiramento do Abrolhos. Mas ele estavs “vestido” de grande gala, o que não era preciso, diante da Normam 22, que rege o assunto. Mas, aqui, é válido dizer que o que abunda não prejudica…

    Abraços e obrigado!

%d blogueiros gostam disto: