Mar grosso e ressaca param porto de Itajaí

A Autoridade Marítima em Itajaí manteve a suspensão das atividades de praticagem no Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes.

A decisão foi tomada depois de avaliação feita por dois práticos — profissionais especializados em navegação em águas restritas, onde a dificuldade e o risco de acidente aumentam. Um vídeo do retorno da lancha ao porto mostra ondas de 2,5 a 3 metros arrebentando contra o molhe sul do canal de acesso.

Segundo informações da Itajaí Práticos, uma nova avaliação das condições do mar será feita por volta das 15 h, mas a probabilidade de que a barra seja aberta ainda hoje é diminuta, já que leva tempo para que a agitação do mar diminua.

Ciclone mantém ressaca e mar pesado até sábado

O Centro de Hidrografia da Marinha renovou ontem avisos de mau tempo para o trecho da costa entre 0 Cabo de Santa Marta, em Laguna (SC), e Caravelas (BA), devido à persistência de um ciclone extratropical na Área Sul-Oceânica brasileira. De acordo com a previsão da Marinha, o mar deve manter a barra de Itajaí impraticável pelo menos até a tarde de amanhã.

O fenômeno afeta, além de Itajaí, os portos de São Francisco do Sul, Paranaguá e Rio de Janeiro, que estavam fechados até as 10 horas de hoje, e o porto de Santos, onde a praticagem opera com restrições de calado para garantir  que os navios consigam manter distância segura do fundo do canal.

Carta Sinótica do dia 8, às 21 horas: ciclone extratropical mantém ressaca e mar grosso

Carta Sinótica do dia 8, às 21 horas: ciclone extratropical na Área Sul-Oceânica mantém ressaca e mar grosso

Anúncios

Tags:, , ,

About Alexandre da Rocha

Nasci carioca, nasci guanabarino. Desconfio que nasci marinho. Cheguei a deixar do mar, sim... Mas cadê que o mar deixou de mim? Vim morar
%d blogueiros gostam disto: