PORTOS | SEP estuda novo sistema para otimizar dragagem e calado

A Secretaria dos Portos organizou, no último dia 22, apresentação da empresa australiana OMC International sobre a tecnologia DUKC (Dynamic Under Keel Clearance).

O evento, realizado no auditório da ANTAQ, em Brasília, faz parte do esforço da SEP em identificar e selecionar ferramentas modernas de otimização das dragagens e estabelecimento de novos calados nos portos nacionais.

No encontro, conduzido pelo Diretor do Departamento de Planejamento Portuário, Eng. Jorge Zuma, e pelo Coordenador-Geral de Planejamento Estratégico, Eng Marcos Pagnoncelli, estiveram presentes diretores de Companhias Docas e de entidades administradoras de portos delegados, representantes da Marinha do Brasil e servidores públicos ligados ao setor portuário.

Este blog teve acesso a quatro das apresentações utilizadas no evento. Confira!

  1. Programa Nacional de Dragagem — Programação e Investimentos
  2. Explicando a Folga Abaixo da Quilha (UKC) e o sistema DUKC
  3. Planejando dragagens com o DUKC
  4. Folga Abaixo da Quilha em Itajaí (SC) — Apresentação em português

Veja também o texto original do estudo sobre FAQ para Itajaí-Navegantes, a partir do qual a apresentação de número 4 foi elaborada.

Anúncios

Tags:, , , ,

About Alexandre da Rocha

Nasci carioca, nasci guanabarino. Desconfio que nasci marinho. Cheguei a deixar do mar, sim... Mas cadê que o mar deixou de mim? Vim morar
%d blogueiros gostam disto: