Itajaí recebe navios de 281 m em abril. Será?

Agora é oficial: o Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu recebe navios de 281 metros a partir de abril.

Os navios “Santa Rafaela” (ex- “Souhampton Express”, foto) e “Santa Rebecca” (ex- “Maersk Decatur”) estão incluídos na programação oficial da Autoridade Portuária sob os números 192/2010 e 214/2010, respectivamente.

by fritzwilly @ vesseltracker.com

Os dois navios têm escala agendada para o berço do Teconvi, popularmente conhecido como “berço zero”. E aí reside um problema: a praticagem de Itajaí-Navegantes é contrária à atracação de navios de mais de 275 metros naquele berço, e escreveu um ofício neste sentido ao Superintendente do Porto de Itajaí, Antônio Ayres, e ao representante regional da Autoridade Marítima, Comandante Alexandre Malizia.

O berço do Teconvi tem 307 metros entre os cabeços extremos — apenas 26 metros mais que o comprimento dos dois navios afretados pelos chilenos da CSAV — e 282 metros de cais acostável. Com isto, os navios teriam de ficar com quase 15 metros de proa para fora da parte acostável, o que pode comprometer a segurança das pessoas, do navio, da carga e do terminal.

Entende-se perfeitamente o esforço de Itajaí em trazer novas linhas para a região. Todavia, sacrificar a segurança em nome da eficiência é uma abordagem discutível e indica que o interesse dos armadores está levando a melhor sobre o interesse do porto, da carga e do público.

Anúncios

Tags:, , ,

About Alexandre da Rocha

Nasci carioca, nasci guanabarino. Desconfio que nasci marinho. Cheguei a deixar do mar, sim... Mas cadê que o mar deixou de mim? Vim morar
%d blogueiros gostam disto: