Ciclone pode paralisar porto de Itajaí

A agitação marítima provocada por um ciclone extratropical em formação no litoral sul do País pode interromper as operações de praticagem no Complexo Portuário do Rio Itajaí nesta segunda.

Segundo dados do National Oceanic and Atmospheric Administration, ondas de leste com altura significativa de 2,5 a 3,5 metros e período de 10 a 11 segundos devem afetar a região de Itajaí entre a madrugada do dia 8 e as primeiras horas do dia 10.

A se confirmarem as previsões, a forte “lestada” tornará arriscado e mesmo impraticável o embarque e desembarque  dos práticos, profissionais que orientam os navios em águas limitadas.

Vagas de tamanho e comprimento expressivos também aumentam o perigo de que um navio toque o fundo durante a navegação no trecho do canal de acesso exposto à ação do mar, em razão dos movimentos de balanço (roll), caturro (pitch) e afundamento (heave).

Anúncios

Tags:, , , ,

About Alexandre da Rocha

Nasci carioca, nasci guanabarino. Desconfio que nasci marinho. Cheguei a deixar do mar, sim... Mas cadê que o mar deixou de mim? Vim morar

2 responses to “Ciclone pode paralisar porto de Itajaí”

  1. MªHelena P. Rubinetti says :

    Fico pensando sobre os perigos que estes fenômenos trazem às pessoas desavisadas, não acostumadas com este tipo de eventos… E nas obrigações que os cientistas, a Escola, as Religiões, a mídia e poderes constituídos tem diante da população e da Natureza desgovernada!

    • Alexandre da Rocha says :

      Obrigado por comentar!

      O remédio é ensinar, explicar, esclarecer — desde a escola até a mídia. Espero poder ajudar um pouco nesta temporada de mar agitado e ventos fortes que está para começar.

%d blogueiros gostam disto: